Dourados tem média de 6 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes por mês

Porém, o número pode ser maior, porque muitas vezes, a vergonha de admitir um caso em família também ajuda a mascarar as estatísticas.
15/05/2018 12:29 Cidades
Só no ano passado No ano passado foram registrados 113 casos em Dourados (Foto: Pixabay)
Só no ano passado No ano passado foram registrados 113 casos em Dourados (Foto: Pixabay)

Levantamento solicitado pela reportagem da 94FM ao Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) revela que em 2018, Dourados registrou 32 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Porém, o número pode ser maior, porque muitas vezes, a vergonha de admitir um caso em família também ajuda a mascarar as estatísticas. Desse total, segundo informou o Creas, há casos que as vítimas já estão sendo atendidas e acompanhadas pelas equipes e outras ainda estão aguardando atendimento. No ano passado, foram 113 casos registrados. 

Denúncias

O Creas ressalta que em casos de violência ou abuso contra criança e adolescente, de qualquer forma, não apenas nos casos de violência sexual, sempre deve ser denunciado para que os órgãos competentes tomem providências. O ideal é que o primeiro órgão a ser acionado seja o próprio Conselho Tutelar, que fará as averiguações e os primeiros atendimentos, acionando em seguida a rede de proteção, sendo o Creas parte desta rede. As denúncias também podem ser realizadas diretamente nas delegacias, Creas, Cras e diretamente pelo Disque 100 ou Disque Direitos Humanos e aplicativo Proteja Brasil.

“É de extrema importância que seja feita a denúncia, para a responsabilização do agressor, para que a situação de violência cesse e para proteger outras crianças e adolescentes. Cabe ressaltar que a denúncia pode ser realizada de forma anônima e gratuita”, disse a Coordenadora do Creas Laíza Piva Mazaro.

Palestras

Neste mês o Creas realizará 15 palestras em parceria com os Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do município para informar e orientar crianças e adolescentes, suas famílias e a população em geral sobre o tema e a importância da proteção sobre os abusos.

O que é o Creas

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social é uma unidade pública estatal de abrangência municipal que tem como papel constituir-se em lócus de referência, nos territórios, da oferta de trabalho social especializado no SUAS a Famílias e Indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos.

 

Fonte: Karol Chicoski / 94 FM Dourados

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Tribuna de imprensa.