Cidade mineira prova que é possível superar a crise e lança primeiro projeto de crowdfunding imobiliário no estado

Uberlândia apresenta cenário promissor, e a maior plataforma de crowdfunding imobiliário do Brasil levanta recursos para o empreendimento Residencial Acácias, em oferta válida por 20 dias
14/05/2018 13:47 Economia
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O projeto oferecido na plataforma de crowdfunding imobiliário URBE.ME está sendo realizado pela incorporadora HPR, que tem desenvolvido projetos interessantes na região de Uberlândia. A incorporadora vem se beneficiando de impactos positivos causados por um novo bairro planejado de alto padrão construído na cidade, o que tem proporcionado ganhos acima da média em seus empreendimentos.

No caso específico do Residencial Acácias, que está captando recursos via URBE.ME, mais de 80% das unidades já foram comercializadas. Neste cenário, a necessidade de caixa existe pois a imensa maioria das vendas são realizadas a prazo, de forma que a injeção de recursos no empreendimento serve para completar o montante necessário para concluir as obras, sem a necessidade da utilização de recursos próprios da incorporadora, que serão melhor investidos em outros setores. Para os investidores que aderirem à oferta, a posição de vendas reflete uma diminuição significativa no risco do projeto, visto que a rentabilidade está diretamente atrelada ao VGV (Valor Geral de Vendas) do empreendimento.

Se interessou? Para conhecer mais sobre o projeto e garantir a sua participação, acesse o site do URBE.ME e faça seu cadastro.

Além disto, importante destacar que a cidade de Uberlândia vive um momento interessante do ponto de vista do mercado imobiliário, o que foi um dos pontos chave na escolha da cidade como sede do mais novo empreendimento financiado pelo URBE.ME. A cidade sentiu a crise a partir de 2015, mas o que chama a atenção é a capacidade de recuperação. Já em 2017, enquanto a maioria das cidades do Brasil apenas desacelerava a queda nos seus indicadores, Uberlândia já voltava a evoluir.

Os indicadores apontam que o crescimento demográfico tem sido puxado pelo intenso fluxo migratório vindo de cidades como São Paulo e Belo Horizonte. Em paralelo, é observado o avanço na renda familiar da população. Essas são duas variáveis acompanhadas de perto pelas incorporadoras. Dados da Brain Bureau de Inteligência Corporativa mostram que o número de unidades lançadas no primeiro trimestre de 2017 cresceu 67% a comparação com o mesmo período de 2016 para Uberlândia.

Aliado ao progresso da região, outro fator que inspira confiança no projeto Residencial Acácias é a situação da incorporadora HPR, que já lançou diversos empreendimentos similares ao longo dos últimos anos. A incorporadora é otimista, mas entende o cenário atual e acompanha a tendência dos lançamentos deste ano no setor imobiliário, escolhendo construir no padrão econômico, mas sem perder a qualidade que procura levar aos seus clientes.

Além disto, o URBE.ME relata que realizou, assim como faz para os seus demais empreendimentos, uma análise criteriosa nos indicadores financeiros da incorporadora. Neste sentido, a HPR também se destacou, apresentando ótimos números no que diz respeito ao endividamento de curto e longo prazo e também nos seus recebíveis.

Crowdfunding imobiliário

No que diz respeito a oferta, a plataforma URBE.ME tem como aplicação mínima para os seus empreendimentos o montante de apenas R$ 1.000. O crowdfunding também se destaca pelo baixo custo: sem taxas de administração ou de custódia, o investidor paga apenas o Imposto de Renda, tributado na fonte à alíquota de 15% sobre o ganho de capital para projetos com prazo de dois anos.

O URBE.ME é a principal plataforma de crowdfunding imobiliário no Brasil. Atual detentora do recorde de maior captação via crowdfunding na América Latina, a empresa gaúcha teve atuação ativa na instrução da CVM que regula as operações de crowdfunding no país, participou de programas de aceleração como o Scale Up da Endeavor e tem um assento na diretoria da Associação Brasileira de Fintechs.

Este é o quarto projeto imobiliário aberto para captação na plataforma do URBE.ME neste ano. Os outros três projetos já encerrados neste ano levantaram mais de R$ 7 milhões, que ajudaram as incorporadoras a construírem seus empreendimentos e trouxeram mais uma alternativa de produto para os investidores brasileiros.

Conhecida por ofertar projetos imobiliários de rentabilidade elevada para investidores pessoa física, a plataforma gaúcha URBE.ME acaba de anunciar uma oferta de curto prazo: o projeto residencial Acácias, com rentabilidade projetada de 13,2% a 16,0% ao ano. A oferta se encerra oficialmente em 26 de maio, mas projetos semelhantes viram o prazo encolher para cerca de uma semana, devido à elevada demanda dos investidores.

Os investidores financiam as obras por meio de empréstimos firmados com a incorporadora em contratos de mútuo, entrando na etapa mais lucrativa do setor imobiliário. Na prática, o processo de investimento é bastante simplificado, uma vez que todo o trâmite é feito via plataforma do URBE.ME e o investidor acompanha todo o andamento do projeto online. A remuneração varia de acordo com o volume geral de vendas – portanto, quanto mais apartamentos forem vendidos, melhor é a rentabilidade do projeto.

O projeto oferecido ao mercado é o Residencial Acácias, um empreendimento localizado em Uberlândia, Minas Gerais. Pode alavancar as vendas o fato de o perfil do público se encaixar para buscar incentivos no programa habitacional do Governo Federal Minha Casa Minha Vida. Ao todo serão 64 unidades, com metragens de 64 m² a 137 m². 

As obras estão em andamento, com 10% concluídos e término previsto para novembro do próximo ano. Até o momento, 80% das unidades já foram comercializadas. Os investidores ainda contam com a segurança do financiamento da obra ter sido pré-aprovado pela Caixa, e os recursos para a construção do empreendimento são mantidos em patrimônio de afetação, separando as contas do projeto e da incorporadora.

A construção é de responsabilidade da HPR Empreendimentos, empresa com mais de 50 mil m² construídos na região de Uberlândia e que carrega a certificação de excelência ISO 9001, obtidas apenas por companhias com forte gestão de qualidade. A incorporadora está buscando o financiamento via crowdfunding no URBE.ME para complementar o financiamento que já foi pré-aprovado pela Caixa. Os recursos captados devem representar cerca de 17% do montante total necessário para as obras.

Para conhecer mais sobre o projeto e garantir a sua participação na oferta, acesse o site do URBE.ME.

Fonte: Material Publicitário / InfoMoney

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Tribuna de imprensa.