Veja a receita de peixe com vinho ao molho de maracujá

Chef explica que é necessário deixar o pescado marinando por até 12 horas antes de assá-lo. Apesar de demorar para ficar pronto, prato é fácil de ser feito.
11/03/2018 07:54 Gastronomia
Receita de peixe com vinho ao molho de maracujá, em Goiás (Foto: TV Anhanguera/ Reprodução)
Receita de peixe com vinho ao molho de maracujá, em Goiás (Foto: TV Anhanguera/ Reprodução)

O Jornal do Campo ensina, neste domingo (11), uma receita de peixe com vinho ao molho de maracujá. O prato é uma opção para quem não come carne vermelha como uma forma de penitência durante a Quaresma, período que antecede a Páscoa.

Chef em Rio Verde, cidade do sudoeste goiano, Adriano Maciel explica que o peixe mais adequado é o tambaqui. Ele alerta que o pescado precisa ficar 12 horas marinando e, depois, leva de 2 a 3 horas para ficar assado.

Ingredientes para o peixe:

1 tambaqui

100 ml de vinho branco seco

100 ml de caldo de limão taiti

6 cebolas médias

cheiro verde

6 dentes de alho

2 colheres de sal

2 pimentas dedo de moça

noz moscada ralada

mel

açúcar

sal

Ingredientes para o molho de maracujá:

2 colheres de farinha de trigo

2 colheres manteiga de leite

500 ml de leite

1/2 copo do maracujá

sal a gosto

uma pitada de açúcar

Modo de fazer:

Maciel explica que é necessário cortar o peixe na vertical. Em seguida, para limpá-lo passe água quente tanto dentro do pescado quanto nas escamas.

Faça cortes na horizontal para que o tempero penetre na carne. Em seguida, passe suco de limão e coloque pimenta, alho e sal em todo o peixe. Dentro do tambaqui, coloque as cebolas cortadas.

Pegue uma forma, forre o fundo dela com cebolas cortadas e coloque o peixe. Em seguida, acrescente vinho branco, mais tempero e noz moscada sobre o pescado.

Enrole o peixe em um papel filme e o leve para a geladeira por 12 horas. Depois, tire o papel filme, tampe a forma com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido em 180ºC. Deixe assando por cerca de uma hora, tire o papel alumínio, passe manteiga e mel e leve ao forno por mais 30 minutos.

Neste período, faça o jogo de maracujá. Coloque manteiga em uma panela, a farinha de trigo peneirada, o caldo de maracujá, pimenta calabresa, noz moscada, sal e açúcar.

Deixe o molho de maracujá separado em uma vasilha. Ao tirar o peixe do forno, ele estará pronto para ser servido.

Fonte: Paula Resende, G1 GO / G1

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Tribuna de imprensa.