Veja a receita de peixe com vinho ao molho de maracujá
O Jornal do Campo ensina, neste domingo (11), uma receita de peixe com vinho ao molho de maracujá. O prato é uma opção para quem não come carne vermelha como uma forma de penitência durante a Quaresma, período que antecede a Páscoa.
Chef em Rio Verde, cidade do sudoeste goiano, Adriano Maciel explica que o peixe mais adequado é o tambaqui. Ele alerta que o pescado precisa ficar 12 horas marinando e, depois, leva de 2 a 3 horas para ficar assado.
Siga a Tribuna de Imprensa no Facebook
Ingredientes para o peixe:
1 tambaqui
100 ml de vinho branco seco
100 ml de caldo de limão taiti
6 cebolas médias
cheiro verde
6 dentes de alho
2 colheres de sal
2 pimentas dedo de moça
noz moscada ralada
mel
açúcar
sal
Ingredientes para o molho de maracujá:
2 colheres de farinha de trigo
2 colheres manteiga de leite
500 ml de leite
1/2 copo do maracujá
sal a gosto
uma pitada de açúcar
Modo de fazer:
Maciel explica que é necessário cortar o peixe na vertical. Em seguida, para limpá-lo passe água quente tanto dentro do pescado quanto nas escamas.
Faça cortes na horizontal para que o tempero penetre na carne. Em seguida, passe suco de limão e coloque pimenta, alho e sal em todo o peixe. Dentro do tambaqui, coloque as cebolas cortadas.
Pegue uma forma, forre o fundo dela com cebolas cortadas e coloque o peixe. Em seguida, acrescente vinho branco, mais tempero e noz moscada sobre o pescado.
Enrole o peixe em um papel filme e o leve para a geladeira por 12 horas. Depois, tire o papel filme, tampe a forma com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido em 180ºC. Deixe assando por cerca de uma hora, tire o papel alumínio, passe manteiga e mel e leve ao forno por mais 30 minutos.
Neste período, faça o jogo de maracujá. Coloque manteiga em uma panela, a farinha de trigo peneirada, o caldo de maracujá, pimenta calabresa, noz moscada, sal e açúcar.
Deixe o molho de maracujá separado em uma vasilha. Ao tirar o peixe do forno, ele estará pronto para ser servido.
Fonte: Paula Resende, G1 GO / G1
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Tribuna de imprensa.