Pólo de Dourados entrega 105 novos sargentos da PM à comunidade sul-mato-grossense na manhã dessa sexta

23/03/2018 19:41 Policial
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

 Na manhã dessa sexta-feira (23), com a presença Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Delegado Antônio Carlos Videira, neste ato representando o governador do Estado de mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja e do Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Waldir Ribeiro Acosta, o comando do 3º BPM concluiu mais uma fase importante como polo de formação e aperfeiçoamento profissional na cidade de Dourados, com a formatura militar de 105 novos Sargentos da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.

No último dia 12, o polo de ensino de Dourados já havia entregue a comunidade sul-mato-grossense 75 novos cabos da Polícia Militar, desta forma, se tornando referência em ensino e formação policial no cone sul do estado.

O evento que teve o Complexo Poliesportivo Jorge Antônio Salomão, recebeu um publico de aproximadamente 750 convidados, entre autoridades civis, militares, formandos, amigos e familiares.

A solenidade iniciou as 10h com 1 minuto de silencio em homenagem ao Policial Civil Wescley Vasconcelos, morto em serviço na cidade de Ponta Porã no início do mês.

Logo após, foi realizada a entrada em marcha dos formandos cantando a canção da Polícia Militar do MS, e em seguida foram entregues diversas homenagens, iniciando-se com a entrega da divisa aos três primeiros colocados do curso de Formação de Sargentos da PMMS com polo em Dourados, sendo eles:

Do primeiro colocado, Sargento PM Valmir Marques da Silva, com a divisa entregue pelo Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Delgado Antônio Carlos Videira;

Da segunda colocada, Sargento PM Lucimara Maria Pereira Cabulão, com a divisa entregue pelo Comandante Geral da PMMS, Coronel PM Waldir Ribeiro Acosta e;

Do terceiro colocado, Sargento PM Cezar Emanuel Ferreira Silva, com a divisa entregue pelo e ex-secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do MS, Deputado José Carlos Barbosa.

Em seguida, os formandos fizeram a entrega de homenagens a algumas personalidade que participaram de forma decisiva na formação da turma, dentre elas o Secretário de Estado de justiça e Segurança Pública –  Delegado Antônio Carlos Videira, o Comandante da PMMS – Coronel Waldir Ribeiro Acosta, o Comandante do Policiamento da Área 1 – Coronel PM Givaldo Mendes de Oliveira, o presidente do Sindicato rural de Dourados – Lucio Damalia (representado por seu tesoureiro Gilberto Nishioka) e o Diretor da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da UFGD, professor Alfa Oumar Diallo.

Também receberam uma homenagem especial, o filho do Soldado PM Arnaldo Alves Ferreira “in memorian”, escolhido como nome da turma do CFS de Dourados, o Guarda Municipal Arnaldo Barbosas Ferreira; o Paraninfo da Turma, Deputado José Carlos Barbosa e o Patrono da Turma, Tenente Coronel PM Carlos da Silva, comandante do 3º BPM e Diretor de ensino do polo Dourados.

A banda da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Guaicurus, comandada pelo Tenente Isaac deu um espetáculo à parte durante a solenidade, dando interpretação a grandes sucessos musicais nacionais e internacionais, além dos hinos e canções militares que tradicionalmente são executados com maestria pela Banda.

Outro destaque da solenidade foi o orador da turma, Sargento PM José Aparecido Teago, que levou todos os presentes as lagrimas durante os agradecimentos em seu discurso, que revelava em tom ameno as dificuldades de superações de todos os alunos do polo de ensino de Dourados.

Durante os discursos do Comandante Geral da PMMS, do Deputado Barbosinha e do Secretario de Justiça e Segurança Pública, a retorica era única: o reconhecimento da importância a ascensão funcional e da qualificação profissional promovida pelo Governo do Estado que praticamente “zerou” as filas de promoções da PMMS.

Estiveram presentes ainda na solenidade o Coronel PM Kleber Haddad Lane – Diretor do DOF, Coronel Ary PM Carlos Barbosa – Chefe de Gabinete da SEJUSP, Tenente Coronel BM Flavio Guimarães – Comandante do 2º GBM, Lupércio Degerone – Delegado Regional da Polícia Civil de Dourados, João Alves de Queiroz – Delegado Titular da DEFRON, Mateus Zampieri – Delegado Titular do 1º DP, Roberto Silva Cavalcante – Prefeito de Angélica, Mauricio marques de Jesus – Vereador de Gloria de Dourados, Madson Valente – Vereador de Dourados, Esmael Faustino – Representado o Deputado Professor Rinaldo, Gimi Leandro de Oliveira – Presidente do Consewlho0 Municipal de Segurança de Novo Horizonte do Sul, Silvio Reginaldo Peres Costa – Comandante da Guarda Municipal de Dourados, além dos oficiais comandantes das unidades pertencentes ao CPA-1.

O Comandante Geral da Polícia Militar encerrou a solenidade elogiando a estrutura do CFS de Dourados, bem como todo corpo docente e principalmente ao Diretor de Ensino do polo de Dourados, o Tenente Coronel Carlos Silva.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: arguelho / PM - MS

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Tribuna de imprensa.