EUA "SABE POR QUE EUA AINDA NÃO COLAPSOU?"

No vídeo, o físico teórico Michio Kaku (japonês naturalizado estadunidense) fala sobre a precariedade do sistema educacional dos EUA e do roubo de cérebros de outros países.
24/02/2016 14:13 Tecnologia e Ciência

OBS1*: O "sistema" que Michio se refere (1m24s do vídeo) é o complexo educacional do MIT (Massachusetts Institute of Technology). É provavelmente o centro de pesquisa tecnológica mais avançado do mundo.

OBS2*: O comentário final do Michio sobre formandos em sociologia no contexto do debate refere-se ao fato de que as estatísticas americanas sobre quantos % dos doutorandos são do próprio país são infladas pela participação deles nas humanidades. Quanto mais próxima da ponta tecnológica é a área de pesquisa, menor é a participação de estudantes americanos. Como não quis fazer um vídeo longo esse contexto acabou sendo perdido.

OBS3*: Em 2014, mais de 315 mil pessoas residem nos EUA por meio dos vistos H-1B, para trabalhar, estudar e/ou desenvolver pesquisas de ponta na pós-graduação. O total de estrangeiros naquele país apenas por meio destes vistos é maior que todos os alunos da USP, Unicamp e Unesp somados. Fonte: U.S. Citizenship and Immigration Services, Characteristics of H-1B Specialty Occupation Workers Report for Fiscal Year 2014.

Fonte: Facebook/Nossa Época

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do Tribuna de imprensa.